Dando um rolê em Porto Alegre

Padrão

Para alguns, visitar pontos turísticos nem sempre é tão animador, mas acho que é muito importante conhecer um pouquinho da história da cidade e dos cartões postais. Eu sempre separo pelo menos um dia pra conhecer e mesmo que não curta todos, não me arrependo. É sempre válido!

Fomos no carnaval e a cidade estava deserta e com poucas opções de lazer. Decidimos então pegar o ônibus que faz o city tour e passamos o dia por conta do passeio. Não deu pra passar em tudo, então tiramos mais uma tarde pra visitar o que faltava. Acho legal falar rapidamente – e mostrar em vídeo – o que achei dos lugares que passei pra ajudar o próximo viajante a otimizar o tempo. Vale dizer que este dia de turista salvou nossa viagem!


Música: We’ll be coming back – Calvin Harris

CITY TOUR

O ônibus tem dois roteiros: centro histórico (R$20) e zona sul (R$18). Na primeira opção você dá um rolê pela cidade e pode descer nos pontos turísticos, ficar uma hora tirando foto (eu! rs) e pegar o próximo ônibus na mesma parada. No roteiro ‘zona sul’ não tem paradas. O motorista só reduz a velocidade nos pontos principais pra turma poder ver melhor e fotografar, mas ninguém pode descer. Ambos são ótimas opções, basta você escolher um ou fazer os dois.

CIT Linha Turismo
(51) 3289. 0176
Segunda, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18. De terça a domingo das 8h30 às 18h.
Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa

Montagem City Tour

CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA

Tem que ir. A Casa de Cultura fica na Rua dos Andradas, onde você vai encontrar vários sebos legais (arrematamos bons itens por pouco $), lanchonetes, lugares pra sentar e bater um papo com gente legal. É uma graça e homenageia ninguém menos do que Mário Quintana. É gostoso porque você encontra um café e várias citações espalhadas logo ao chegar.

São 6 andares cheios de inspiração. Tem jardim, bibliotecas, espaços para exposições, teatro, salas de cinema, oficinas de arte e acervo de Elis Regina. Como visitamos a casa num feriado, o movimento era fraco e só conferimos alguns espaços. Antes de visitar, acesse o site deles e descubra o que está rolando. De qualquer forma, valeu muito a pena. Sem dúvidas um passeio muito agradável.

Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre
(51) 3221.7147
Horário de funcionamento
Segundas-feiras: 14h às 21h -De terças a sextas-feiras: 9h às 21h – Sábados e domingos: 12h às 21h

Montagem Casa de Cultura

USINA DO GASÔMETRO

A iniciativa de abrir o antigo prédio da Usina do Gasômetro é muito legal. O prédio conta com espaços para exposições, feiras e eventos, além de várias salas onde acontecem oficinas de dança e teatro.

No terceiro andar está a TV Usina-Vídeo Wall, com nove monitores e programação mensal de vídeo, além das coordenações de Cinema, Vídeo e Fotografia, Nativismo e Tradicionalismo. O Programa Nacional de Incentivo à Leitura/Região Metropolitana de Porto Alegre (Proler/RMPA) também conta com espaço neste pavimento. E é claro, tem a famosa chaminé gigantesca, construída em 1937. Se quiser saber da história toda, leia aqui.

Eu diria que talvez nós não tenhamos ido numa boa época do Gasômetro. Está sendo reformado e não havia nenhuma atividade rolando, não havia ninguém por lá… Foi meio decepcionante por terem feito tanta propaganda desse ponto. Mas como eu disse, talvez não tenha sido um bom dia.

Usina do Gasômetro
Av. Presidente João Goulart, 551 – Centro
(51) 3289.8100
De terça a sexta, das 9h até 21h; Sábado e domingo das 10h até 21h

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Montagem Gasometro

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

A Fundação foi criada um ano após o falecimento de Iberê Camargo e a intenção é preservar suas obras e incentivar a reflexão sobre a produção contemporânea. Lá são realizadas exposições, encontro com artistas e curadores, oficinas e cursos sobre Iberê. É um prédio bem diferente e realmente contemporâneo, 100% branco por dentro e por fora, e conta com amplos espaços. A entrada é gratuita e o tempo de permanência é seu, se quiser passar o dia analisando obra por obra, fique (o ar condiconado é uma delícia! rs).

No térreo tem um café bem moderninho e uma lojinha fofa! É impossível sair de lá sem pelo menos um item. rs Ah, o site da lojinha já está quase pronto. Quando for lançado, posto aqui.

Fundação Iberê Camargo
Av. Padre Cacique, 2000 – Porto Alegre
(51) 3247-8000
cultural@iberecamargo.org.br
De terça a domingo (inclusive feriados), das 12h às 19h, quintas até as 21h.

Montagem Ibere SarahMontagem Ibere

MOINHOS DE VENTO

Mais conhecido como Parcão, o Parque Moinhos de Vento fica no bairro que leva o mesmo nome e tem uma área verde bem legal, umas sombras gostosas e atrai os moradores que praticam cooper.  O Parque, que recebeu esse nome em virtude da existência, em sua área, de moinhos que transformavam trigo em farinha, também conta com playground e com a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, que possui cerca de mil livros (inclusive com títulos em braile).

Quem passar por lá, pode subir um pouquinho a rua e encontrar o Moinhos Shopping, fazer um lanchinho, conhecer o bairro. É ponto turístico né? Então acho que é válido conhecer a região também…

Parque Moinhos de Vento
Rua Comendador Caminha, s/n° – Moinhos de Vento – Porto Alegre / RS

Montagem Moinhos

Fotos: AnnaBeatrip
*ócios foi só um trocadilho :P

É claro que existem outros pontos super interessantes como o Mercado Público e a Catedral Metropolitana, que também visitamos, mas não conseguimos registrar muita coisa por conta da correria.
Espero que vocês consigam fazer esses passeios ao visitarem a capital gaúcha… =]

Se você já foi, tem algo a acrescentar? Indica algum lugar além desses?

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: Destaques da Semana 55: Paris, Berlim, EUA e Canadá de trem, Miami e Porto Alegre | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s