Filme da vez: Além da Estrada

Padrão

Domingo é dia oficial da preguiça. Dia de descansar, ver filme e comer.
Sei que já estamos na metade do dia, mas talvez ainda dê tempo de se esparramar no sofá e viajar na imaginação.

Vou tentar indicar toda sexta-feira pelo menos um filme com cenário e história ‘viajante’. Acontece que ontem Sarah me chamou pra assistir um filme e curti tanto que resolvi trazer a dica hoje mesmo.

Além da Estrada (Por El Camino) – 2010

Há um charme bastante peculiar em filmes nos quais nada parece acontecer. Além da Estrada, longa-metragem de estreia do cineasta carioca Charly Braun, se enquadra nessa categoria. Mas engana-se quem se deixa levar pelas aparências: há muito em jogo sob a aparente placidez que se desvela na tela ao longo dos 85 minutos de projeção dessa obra singular, que deu a Braun o prêmio de melhor direção no Festival do Rio de 2010.

Rodado no Uruguai, em regime de coprodução, Além da Estrada é um filme brasileiro no qual mal se ouve a língua portuguesa. Conta a história de Santiago (Esteban Feune de Colombi), um jovem argentino, filho de uma família de banqueiros, que perde os pais em um acidente de carro. Ele chega a Montevidéu, teoricamente com a missão de resolver uma questão relacionada a sua herança. Mas, na verdade, trata-se de uma viagem muito mais existencial do que prática.

Do mesmo barco que o protagonista desembarca na capital uruguaia, desce Juliette (Jill Mulleady), uma garota belga que diz estar atrás de um namorado perdido, mas que também parece estar um tanto à deriva, em busca de respostas, de um caminho para chamar de seu. Quando Santiago lhe oferece uma carona, e os dois começam a viajar juntos, há uma espécie de colisão entre a solidão de um e de outro.

É assim que começa a crítica do filme feita em 2011 por Paulo Camargo, da Gazeta do Povo.

Alem da Estrada - 3Alem da Estrada - 2Alem da Estrada - 1

Sem dúvidas um filme peculiar, cheio de diálogos sábios e com uma fotografia que desperta curiosidade. Super recomendo para aqueles que buscam o novo, o inesperado e simples ao mesmo tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s