Palavras de quem mora longe…

Padrão

“Viajar é sempre bom! E agora?”
“Já sei! Vou me mudar do Brasil!”

Hoje quem escreve é o Lucas.
Pra quem não sabe, nos conhecemos de uma forma bem inusitada, bem sem querer. Depois de um show onde cobri um evento e Lucas estava ajudando os artistas com tradução (alô alô, goiás), nunca mais nos desgrudamos. rss Nos esbarramos num sofá, pegamos carona juntos e, de quebra, dividimos esfirra do Habbib’s a caminho de uma tarde de autógrafo. Foi mais ou menos assim que nossa linda relação começou. rs

Lucas loveeeeUma brasiliense que esbarrou num cidadão do mundo ♥

Além disso, foi esse loiro dos olhos azuis que deu o nome incrível e criativo desse blog. Como ele disse hoje cedo “Anna, be a trip!” rsss

Bom, vamos lá! Lucas mora há algum tempo num país frio que dói, e manda umas ricas palavras pra quem pensa em se aventurar…

“Como Anna faz parte dessa historia, por que não escrever para o blog como foi minha experiência ao me mudar e como está sendo a minha “adaptação” a um país tão diferente do nosso?

Para muitos pode ser um sonho que se realiza por poder estudar, trabalhar, enfim. Eu tinha esse sonho desde pequeno, e em 2011 chegou a hora. Fui chamado para estudar na Finlândia.

Lucas 1

Hoje em dia se tornou mais “fácil” poder estudar no exterior, tendo paciência (muita paciência) para passar por toda a burocracia e tantos papeis até conseguir o tal do visto! Realizei todas as provas de ingresso à faculdade no Brasil, inclusive, a Anna me levou para uma das provas na Embaixada da Finlândia, em Brasília.

Tudo começou com uma empolgação muito grande, mas no fundo sempre soube que passaria por momentos difíceis enquanto estivesse aqui. Pensando naqueles que sonham em estudar ou morar fora, vão algumas dicas de quem vive esse momento:

  1. Tente se informar sobre todos os pré-requisitos de imigração – para muitos países são necessários muitos papeis e meses de burocracia.
  2. Gaste tempo estudando sobre o país – entenda um pouco da cultura, história, culinária, língua e CLIMA! Sim, pesquisar sobre o clima em todas as estações é muito importante.
  3. Aprenda a língua o mais rápido possível – é muito importante estar num país onde você tenha um conhecimento básico do idioma falado, não faca como eu, estou sendo alfabetizado aqui na Finlândia! Uma maneira bacana de fazê-lo é conviver com locais, perguntar, ser chato. Assim aprenderá a língua mais fácil.

Para mim, o que ainda tem sido mais difícil suportar, é a saudade do Brasil. Por muitas vezes, a falta da família e amigos ao lado aperta também, e esse fator pode te distrair um pouco. Por isso a importância de conhecer novas pessoas e expandir seu circulo de amizade. Ah, e sabe aquele frango com quiabo que você odeia? Então, morando fora, você sente até saudade dele! rsrs

Ah, com relação à saudade, a tecnologia é a minha melhor amiga! Um obrigado a Estônia por ter criado o Skype! :D

Bom, o intercâmbio de culturas é algo que você vai levar para a vida toda e, com certeza, será um tempo inesquecível. E é legal, porque pelo caminho você acaba encontrando pessoas que estão passando por uma situação igual a sua. Sem dúvidas, é um grande desafio, mas com recompensas incríveis.

Lucas 2

Resolvi fazer uma pesquisa entre meus amigos, que também estão morando e estudando aqui comigo (na Finlândia), e perguntei como é morar aqui:

Marta (Espanha) – Posso fazer coisas aqui, que jamais conseguiria fazer em meu país, não me arrependo. Um país muito pacífico.
Andreas (Chipre) – É um desafio por causa das condições climáticas.
Beto (Mexico) – Por muitas vezes difícil, mas prazeroso.
Diego (Bolivia) – Pacifico e entendiante.
Delia (Romênia) – Terrível!Experiências, diversão, tristezas, decepções, alegrias, entre muitas outras coisas, fazem dessa minha jornada, algo único e inesquecível. Aconselho a todos que tiverem a mesma oportunidade que tive, go for it! Não irá se arrepender!”

Deixe um comentário

