Passo a passo: passaporte

Padrão

Quando a gente começa a pensar em viagem internacional, algumas dúvidas aparecem e muitas vezes nos fazem até desistir. A parte mais chata é a burocracia, é verdade. Mas não é um bicho de sete cabeças, acredite!

O primeiro passo é tirar o passaporte e é sobre ele que vou falar hoje. Eu sempre digo aos meus amigos: tirem seus passaportes, mesmo que não tenha viagem marcada! Vai que aparece uma oportunidade ímpar e você não tem esse documento? Fora que ele substitui documentos oficiais na hora da identificação, como carteira de motorista ou identidade.

Em qualquer estado o procedimento é o mesmo. A emissão do passaporte é feita pela Polícia Federal e o agendamento e todas as informações se encontram no site deles.

I) O primeiro passo é providenciar a documentação necessária:

1.0   – Documento de Identidade, para maiores de 12 anos
2.0   – Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.
3.0   – Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
4.0   – Certificado de Naturalização, para os Naturalizados.
5.0    – Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
6.0    – Passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.

II) Depois de conferir a documentação, faça o requerimento do passaporte, que começa com o preenchimento de um formulário. Clique aqui pra ver. Assim que você concluir, vai ser gerada a Guia de Recolhimento da União – GRU no valor de R$ 156,07.

III) “Paguei. E agora?” Bom, agora você precisa agendar sua visita a um posto da Polícia Federal. Em alguns casos não é preciso agendar, então é melhor verificar aqui. obs: lembrando que só é possível agendar após o pagamento!

IV) Compareça ao posto na data e horário agendados com a documentação original. Não é mais necessário levar fotografia, eles tiram na hora. Aproveite e capriche no look. rs

V) Deu tudo certo e eles só pediram pra você aguardar? Ótimo! Você ainda pode monitorar o andamento do pedido por aqui.

VI) O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo.

Pronto! Com seu passaporte em mãos você pode, com mais segurança, começar a planejar sua viagem internacional!
Espero que esse passo a passo ajude quem ainda não realizou o sonho de cruzar as fronteiras do país.

“Peraí, Bia! E os vistos?!”
Volto outra hora pra falar deles também. =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s